- Directamente ao cronómetro;
- Com uma ou duas barrages para os percursos sem faltas na primeira passagem;
- Segundo a tabela “C”, com as faltas a serem convertidas em tempo;
- Em barrages sucessivas até ao máximo de 4 nas provas de saltos em linha, 6 barras ou potência;
As penalizações mais correntes aplicadas nestas provas são:
- ¼ ponto por segundo além do tempo concedido;
- 4 pontos por derrube;
- 3 pontos para a 1ª nega e 6 para a 2ª;
- Eliminação para a queda do cavalo e/ou cavaleiro.
Todo o obstáculo tem que estar ladeado de bandeirolas, a vermelho do lado direito e a branca do lado esquerdo. Estas bandeirolas, além de indicarem a direcção em que o salto deve ser saltado definem a parte do salto, dentro da qual o derrube de qualquer elemento é considerado falta.
Tipos de obstáculos
Existem muitos e diversos tipos de obstáculos. Eles dependem do espírito criador do Director de Pista. No entanto podem-se reduzir-se a 3 tipos principais:
- Verticais;
- Largos: - marcados
- não marcados - Especiais;
Quando dois ou mais obstáculos distem, entre 7 a 12 metros, são tomados como um único obstáculo, designando-se por COMPOSTO.
Obstáculos verticais
Obstáculo vertical é aquele em que todos os seus elementos, desde o chão até ao nível mais alto, se encontram num mesmo plano vertical.
Chamam-se “verticais marcados” ou “falsos verticais”, aqueles obstáculos que comportam um ou mais elementos, (sebes, muretes, cancelas, etc), situados na base do obstáculo e dispostos antes ou encostados ao seu plano vertical.
Obstáculos verticais mais comuns são os seguintes:
- Vertical de varas ou barra;
- Muro;
- Cancela;
- Sebe e vara;
Obstáculos largos não marcados
Obstáculo largo é aquele que é composto por dois planos verticais, sensivelmente da mesma altura e separados um do outro de uma distância sempre superior à altura do plano mais elevado que deverá ser o segundo.
Obstáculos largos mais comuns:
- Ria ou oxer (de varas ou de barras);
- Muro e vara;
- Cancela e vara;
Obstáculos largos marcados
Obstáculo marcado ou largo marcado é aquele que é constituído por 2 ou 3 planos verticais com uma diferença do 1º para o último, normalmente superior a 15 cm. O último plano nunca pode ter mais de que um elemento, que deverá ser uma vara.
Se construído com três planos verticais estes obstáculos marcados devem ter largura superior a 1,50 m para não perderem a sua característica de “salto vollée”.
Obstáculos marcados mais comuns:
- Tripice vara;
- Opendish;
- Barreira de Spa;
Obstáculos especiais
São aqueles que se enquadrando, ou não, nos tipos anteriores, devido à sua construção possuem uma técnica diferente em relação à sua transposição.
Exemplos de obstáculos especiais:
- Vala de água;
- Banqueta;
Compostos
Entende-se por “composto” o conjunto de dois ou mais obstáculos (esforços), afastados um do outro por uma distância nunca inferior a 7 metros nem superior a 12 metros.
Exemplos de obstáculos compostos:
- Duplo (um obstáculo formado por 2 esforços) – vertical / ria;
- Triplo (um obstáculo formado por 3 esforços, como se fosse dois duplos seguidos se tratasse) – vertical / ria / vertical;
Interdependências
Consideram-se interdependentes, todos os obstáculos cuja distância entre si seja tal, que a forma como se salta o primeiro, influência decisivamente a regulação da batida para o segundo.
A distância natural referida considera-se normalmente entre a 14 metros e os 27 metros, compreendendo assim de 3 passagens curtas a 6 largas.
As distâncias naturais são:
- 3 passadas – 14 m 60;
- 4 passadas – 18 m 30;
- 5 passadas – 22 m 00;
- 6 passadas – 25 m 60.
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