Hipoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza a ajuda do cavalo. Neste animal são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), semelhantes aos padrões do movimento humano, e que se encontram alterados nas pessoas com problemas motores.
Sobre e com o cavalo são estimuladas funções cognitivas, motoras e emocionais, despertando interesse pelo mundo e permitindo um diálogo tónico-afectivo baseado na percepção e movimento do corpo do animal.
O individuo é trabalhado como um todo, e não em partes, inserindo-o no convívio com o próprio cavalo e com o social (terapeutas, familiares, tratadores, cavaleiros, etc).
Deste modo, através desta terapêutica, é igualmente possível intervir ao nível do desenvolvimento social da pessoa com necessidades especiais.
Quais os seus objectivos?
Tem como objectivo principal o estalecimento de uma transmissão contínua de movimentos entre o dorso do cavalo e o cavaleiro e consequentemente a adaptação do indivíduo a esse movimento, melhorando as capacidades a nível físico, mental e social.
A quem se destina?
A indivíduos com necessidades especais, com dificuldades patológicas, tais como:
- Paralisia cerebral;
- Paraplegia;
- Sequelas de traumatismo craniano;
- Deficiência mental;
- Autismo;
- Distúrbios da fala;
- Síndrome de Doum;
- Síndrome do X frágil;
- Síndrome de Willson;
- Outras patologias de origem genética.
Além destes, destina-se também a qualquer individuo com problemas do foro psicológico, pois desde o montar até ao convívio directo com o animal melhoram significativamente o bem-estar físico e mental.
Como se realiza?
Na Hipoterapia trabalha-se em picadeiro coberto e/ou ar livre.
Exige muita dedicação dos profissionais e uma enorme compreensão do animal, já que este ser vivo é dotado de emoções, acções e sensações, tentando manter um ambiente calmo e convidativo.
Dependendo da tolerância de cada individuo são realizadas sessões em grupo ou individuais, sendo sempre acompanhados por um profissional, normalmente um monitor e um terapeuta.
Durante a sessão são realizados exercícios que visam desenvolver a capacidade de movimento e o à vontade do aluno, juntamente com a capacidade de atenção e concentração do mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário