quinta-feira, 30 de abril de 2009

Horseball

O Horseball é uma modalidade que exige um domínio perfeito sobre o cavalo, alcançando através de um treino especial. Um jogador de horseboll que não seja um cavaleiro será como um jogador que não seja um cavaleiro, será como um jogador de "basket" sem pernas. Em termos de contributo para o desempenho estima-se em 60% de equitação e em 40% o desporto com bola.
O nosso objectivo, durante algum tempo será conduzir o nosso cavalo sobre a mão, num equilíbrio horizontal, o chanfro ligeiramente à frente da vertical, o dorso descontraído, a grande entrada dos posteriores soltos e simétricos, e transições fluídas.
Após estes parâmetros referidos anteriormente conduzi-lo, nos andamentos para a frente, confiante, fiel à mão, com um contacto constante e igual.
Regras gerias
1) O campo
a) Dimensão: O campo é rectangular, com as seguintes dimensões (Excluindo zonas de seguranças).
  • Comprimento: Máximo - 75 metros; Mínimo - 60 metros;
  • Largura: Máximo - 30 metros; Mínimo - 20 metros;
  • Dimensões ideais: 65m x 25m

Nas descrições que se seguem, o termo "lado" indica o comprimento do campo, e o termo "topo" indica a largura.

b) Piso: O piso deve ser suave e nivelado, equilibrado, e não escorregadio de forma a conferir segurança para os cavalos.

Os campo podem ser interiores ou exteriores. No caso de ser exterior deve ser bem drenado de forma a que seja praticável em todas as condições.

c) Zona de segurança: A circundar o campo de cada lado temos uma zona de segurança. Esta é uma área entre 3 metros e 5 metros de largura ao longo de cada lado do campo onde o treinador e tratador devem estar sentados, e os jogadores suplentes devem de aguardar. A separação entre o campo e a zona de segurança deve poder ser transporta sem dificuldades.

d) Topos: As extremidades do campo devem ser intransponíveis, utilizando barreiras pelo menos 1,60 metros de altura.

A vedação das extremidades do campo deve ser estendida ao lado pelo menos a 1,20 metros de altura.

Deverá haver uma rede por de trás de cada baliza, por forma a impedir que a bola saia de jogo. Esta rede deve ter 4,5 metros de altura e pelo menos 5 metros para cada lado da baliza.

e) Marcações do campo: Ao longo de cada lado do campo, bandeiras, cones ou outras marcas apropriados serão utilizadas para marcar:

  • A linha do meio;
  • As linhas de penalidades de 5 metros, 10 metros e 15 metros, medidos cada um da baliza;
  • Deverá haver também, indicadores a 0,5 metros de cada lado da linha do centro e dos 15 metros.

2) As balizas

Há duas balizas posicionadas ao centro de cada extremidade do campo.

As balizas são circulares com um diâmetro interno de 1 metro e feitas de material com espessura de 6 metros. São montadas verticalmente a 2,5 metros do topo do campo com a base destas a 3,5 metros do solo. As balizas deverão ser pintadas de branco com uma rede branca (malha de 4 cm).

Devem ser suspensas ou montadas num suporte. No último caso a base do suporte não deve infringir a área do jogo.

3) A bola

A bola é de cor clara, de futebol júnior, rodeada por uma armação em que estão presas por 6 pegas de cabedal.

  • Tamanho da bola T4;
  • Circunferência de bola 64 cm;
  • Comprimento de pegas (notal) 31 cm;
  • Largura das pegas 2 cm;
  • Distância entre os pontos de fixação de cada pega 20 cm;
  • Espessura das pegas 6/8 mm;
  • Peso total 600/700 g.

4) Equipas

a) Geral: Uma equipa é constituída por 6 cavalos e 6 cavaleiros. Apenas 4 jogadores de cada equipa são autorizados no campo ao mesmo tempo. Uma equipa pode jogar com 3 jogadores, mas não menos de que esse número. Os suplentes devem permanecer na zona de segurança até à substituição ser efectuada.

b) Substituições: As substituições podem ser feitas quando:

  • Há uma paragem no jogo (quando for marcado um golo ou uma bola saiu de jogo);
  • Durante um desconto de tempo pedido por uma das equipas ou pelo árbitro;

Não há um número máximo de substituições a ser efectuadas.

O jogador que entra em campo, só poderá fazê-lo na metade do campo na qual a sua equipa se encontra a defender.

c) Capitão de equipa: Cada equipa deverá ter um capitão. O capitão representa a equipa. Ele/ela controla o jogo da sua equipa. Ele/ela são os unicos jogadores que se podem dirigir ao árbitro. O capitão tem o direito de argumentar no que diz respeito à interpretação das regras do jogo e a fazer perguntas referentes às informações básicas sobre o estado do jogo. Ele/ela deve dirigir-se ao árbitro com cortesia.

Antes de abandonar o campo por alguma razão válida, o capitão deve informar o árbitro de quem o substitui.

5) Jogadores

a) Licenças

b) Equipamento: Os cavaleiros devem:

  • Usar capacetes de acordo com os standards europeus. Tiras e fechos devem estar apertados em qualquer largura;
  • Usar calçado adequado (apenas botas altas);
  • Usar o mesmo uniforme que os outros jogadores da sua equipa. Jogadores numerados de 1 a 6 como cada cavaleiro usar um número nas costas e no peito. os jogadores não podem mudar de número durante o jogo;
  • Podem ser usadas esporas, mas de roseta, perigosas ou que possam ferir são interditas. Fita adesiva não pode ser utilizada para segurar as esporas às botas. As esporas devem estar bem colocadas e não podem exceder 3 cm (máximo). Esporas que provoquem ferimentos devem ser imediatamente retiradas;
  • Chibatas não podem ser utilizadas durante o jogo, mas é permetido o seu uso em zonas de aquecimento separadas;
  • Recomenda-se aos jogadores o uso de protectores de costas;
  • Os jogadores não podem utilizar jóias, áneis podem ser usados desde que acompanhados pelo uso de luvas ou de fita por forma a torná-los seguros.

As camisolas com riscas verticais de pretas e brancas (5 cm) são reservadas para os árbitros.

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